Os fósseis
Os fósseis registram organismos ou partes de organismos que viveram em épocas geológicas passadas. Podem corresponder a restos, os quais consistem geralmente da parte dura dos organismos, como, por exemplo, conchas, ossos, dentes, ou mesmo s partes moles, preservadas em condições excepcionais, nas quais a pele, os músculos, os vasos sanguíneos também são preservados. Um fóssil é o registro de um antigo elemento da biosfera, o qual passou a se integrar à litosfera.
Há vários mecanismos de preservação das partes duras, que são, geralmente, partes biomineralizadas dos organismos-como as conchas dos moluscos, carapaças dos equinóides ou os ossos dos vertebrados-sendo os principais: a incrustação, a permineralização, a recristalização, a substituição e a incarbonização. Já as partes moles podem ser preservadas por processos de mumificação (geralmente associado á desidratação), de congelamento e de aprisionamento em resinas vegetais (que, quando fossilizadas, são designadas como âmbar).
Todavia, tanto as partes moles quanto às partes duras devem ter um rápido processo de soterramento, estarem sujeitas á baixa ação de bactérias, preferencialmente, o ambiente deve ter condições anaeróbicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário